quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Ilusão?

Primeiramente gostaria de dizer que não sou especialista em Marx, apenas o leio para interesses pessoais.

Analisando uma das obras de Karl Marx e Friedrich Engels de 1847, Manifesto do Partido Comunista, pude observar duas coisas interessantíssimas (além das obras na íntegra-espetáculo!), sobre as quais não poderia deixá-las sem uma postagem no blog! A primeira delas seria a não evolução de uma das classes trabalhadoras o operário dito moderno, que estagnou, a burguesia que também não consegue continuar sendo a classe dominante, portanto, assim como afirma do texto, seu declínio é certo e por fim da análise, a vitória do proletariado é inevitável. Mas espera ai.... Até entendo uma não evolução da classe trabalhadora, mas vitória do proletariado está difícil de entender! Vamos ver pela óptica brasileira, temos um operário no poder, que lutou pela classe trabalhadora, mas atualmente na escala maior do poder de um país, a presidência da república, não consegue fazer a concreta incorporação dos mais pobres, como o sancionamento de leis trabalhistas que efetivem uma conquista. Tempos atrás fomos obrigados a ver o Lula “sancionar pela metade” a lei que privilegiaria as mães com filhos recém nascidos, apenas as mamães que trabalham em grandes empresas gozarão da lei, isso porque a máquina Brasil não tem dinheiro para tais benefícios! Ou seja, mamães pobres estão na mesma!

O Brasil é riquíssimo! Somos um dos povos que mais pagam imposto, um produto que custará X no Brasil, o mesmo nos países fronteiriços custará metade do X! O DINHEIRO DO BRASIL É MAL GASTO, ESSE É O PROBLEMA DA MÁQUINA! NO CONGRESSO SÓ TEM GENTE OCIOSA, QUE SÓ TRABALHAM DE SEGUNDA, DEPOIS DO MEIO DIA, ATÉ QUINTA! Não temos representantes querendo trabalhar!!! E o pobre.... só se lascando! O proletariado está tão desgastado nesse país, que voz, coragem para ir a luta e uma grande mobilização ele já não tem mais... Eles são a maioria, mas são a minoria que conseguem de mobilizar, pois vem uma ordem lá de cima, e acaba com o protesto deles, como aconteceu neste ano em São Paulo com o protesto dos vigilantes por aumento salarial, simplesmente deixaram bancos e outros para irem às ruas defenderem seus direitos, mas como isso intervinha os interesses de outras pessoas e a ameaça do patrimônio privado que por alguns instantes se encontrou ao leu, mais que imediatamente os vigilantes foram obrigados a pararem a manifestação e a voltar ao trabalho! Cadê a força dos pobres? A luta de classes hoje não garante em nada a vitória! Somos obrigados a nos submeter ao capital e aceitar qualquer coisa... Hoje o desânimo nos toma conta...


TRECHO DO TEXTO DE MARX USADO PARA A ANÁLISE:

“[...] O servo, durante a servidão, conseguiu tornar-se membro da comuna, assim como o burguês embrionário, sob o absolutismo feudal, conseguiu tornar-se burguês. O operário moderno, ao contrário, ao invés de ser elevar com o progresso da indústria, desce cada vez mais, caindo inclusive abaixo das condições de existência de sua própria classe. O operário torna-se um pobre e o pauperismo cresce ainda mais rapidamente do que a população e a riqueza. Fica assim evidente que a burguesia é incapaz de continuar por muito mais tempo sendo a classe dominante da sociedade e de impor à sociedade, como lei reguladora, as condições de existência de sua própria classe . É incapaz de dominar porque é incapaz de assegurar a existência de seu escravo em sua escravidão, porque é obrigada a deixá-lo cair numa situação em que deve alimentá-lo ao invés de ser por ele alimentada. A sociedade não pode mais existir sob sua dominação, quer dizer, a existência da burguesia não é mais compatível com a sociedade. [...] A burguesia produz, acima de tudo, seus próprios coveiros. Seu declínio e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.” (pág. 56/57)

Nenhum comentário:

Postar um comentário