sexta-feira, 8 de agosto de 2008

MAIS UMA VEZ LULA VETA REGULAMENTAÇÃO DE MAIS UMA NOVA PROFISSÃO NO PAÍS

Estagnemos!
Sociedade pare de evoluir profissionalmente, pois ninguém terá valor nenhum! Cursem apenas os tradicionais cursos na faculdade e o resto dos serviços que se virem... Afinal, para que serve uma Turismólogo ou um Ecólogo? Essa talvez seja a pergunta do nosso Presidente Luiz Inácio Lula da Silva que vetou essa semana a lei que regulamentaria a profissão Ecólogo. Segundo o Jornal Folha de S. Paulo do dia 07/08/08 a ABE (Associação Brasileira dos Ecólogos) disse estar desapontada pelo fato de o presidente ter vetado integralmente o projeto de lei (Pág. A 17), que para mim, diga-se de passagem, não é nenhuma novidade, afinal, nosso presidente já vetou outros projetos de lei parecidos, como a regulamentação da profissão Turismólogo. O mais engraçado é que o Turismo é uma das atividades que mais teve estímulo pelo governo do PT, que criou o Ministério do Turismo e programas de incentivo à viagem, apenas dispenso a Marta Suplicy-PT como ministra, mas tais incentivos foram importantes para a economia do país e uma decisão de peso, que é a vedação da criação da profissão turismólogo, dificulta a vida dos profissionais da área, que são obrigados a se qualificarem demasiadamente -como falar diversas línguas- para não ficarem de fora do mercado de trabalho, ainda assim, recebem tão pouco, às vezes registrados como recepcionista, auxiliar administrativo e vários auxiliares da vida! Nomes que são dados ao bel prazer do contratante. Seria tão mais fácil se nosso presidente sancionasse: “Turismólogo”, graduação em turismo, competente para atuar em tais áreas, com piso salarial “X”!
A não regulamentação de tais profissões implica num discurso para o capital, onde o empresário paga o que bem entender ao empregado, que por sua vez acaba sendo corrompido na sua formação e pela falta de estímulo que, sem uma denominação própria, trabalham como qualquer outro profissional sem qualificação, com registros banais, e ai vai a pergunta: “Para que a faculdade então?” É ótimo ter um profissional com vários predicados na empresa e pagar pouco não é mesmo?! O fato é que sem qualificação na área os serviços são amadores e medíocres.
A decisão também acaba restringindo a área de atuação do Ecólogo, que não pode assinar pareceres e laudos ambientais.
É lastimável a decisão do nosso presidente!

5 comentários:

  1. Isso eh realmente uma vergonha!!! ja q temos um Presidente Letrado, acho mto justo ele nao autorizar issas profissoiezinhas!!!! ;(
    eh por isso q o Brasil nao vai pra frente, nao evolui!!!
    o formado tem que se submeter a qualquer capricho(salarial)do seu empregafor, já q temos q competir com pessoas q mal sairam do colegial!! isso sem falar nos salarios VERGONHOSOS e ainda tem a coragem de dizer: "pq pagarei + pra voce se ele faz o mesmo serviço e trabalha como escravo!!!" essa eh a vergonha das vagas no mercado turistico no Brasil...
    como q o governo quer q o PIB suba, se nao da suporte para q o povo possa evoluir??!
    concordo com vc Fernanda, isso nao passa de UMA GIGANTE VERGONHA!!!!
    o pior que qnd o governo quer investimento na area, eles tem a coragem de falar q o turismo emprega em mais de 100 areas diferentes (claro q contando com o marceneiro q fez o balcao do hotel, ate eu dou emprego por ai!!!!)

    ResponderExcluir
  2. Esse Lula é um tirano, ele vetou o projeto de Lei com comentários muito fracos, o que não é de interesse ao governo dele, ele veta. Afinal ele quer o progresso a qualquer custo, e aprovar o projeto de Lei da oposição, ainda mais de um profissional que trabalha com o meio ambiente, naturalmente ele imaginou que iria prejudicar seus ideais.

    ResponderExcluir
  3. Não tem espaço para "ecólogos". Se vocês não fossem idiotas, fariam biologia e se especializariam em ecologia.

    ResponderExcluir
  4. Caro "the one", como vc pode ser tão ridículo a ponto de chamar os Ecólogos de idiotas? Fica claro seu nível intelectual e falta de informação, já que existe sim espaço para Ecólogos e Biólogos. Qualquer um que não seja um verdadedeiro idiota, como você, sabe que existe mercado, já que vivemos num país onde a biodiversidade é rica bem como seus recursos naturais! Existem Ecólogos em países mais desenvolvidos, onde são reconhecidos e convivem com Biólogos.
    Um profissional se garante no mercado por sua dedicação e copetência, e não simplesmente pelo número de vagas no mercado de trabalho!
    Lamento muito pelo veto do presidente, e mais ainda por comentários de pessoas tão desprezíveis como vc!!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc, amiguinho. Somente um idiota pra achar que não tem espaço para os Ecologos no mercado....
    Eu faço Ecologia,gosto e tenho muito orgulho de dizer...infelizmente nosso presidente não consegue enxergar nossa importancia e como já havia dito:"Ambientalistas freiam o desenvolvimento..."
    Coitado...nem sabe como é ampla nossa área de atuação.

    ResponderExcluir