sábado, 27 de março de 2010

Contradições Urbanas

(Desejo de esperadas intervenções)

São Paulo, metrô lotado, calor, saco cheio... A televisãozinha interna nos vagões do metrô transmite mensagens com a suposta pretensão de nos acalmar e relaxar intitulado: “Preferia estar: ES/BA/MS/AM”, e assim uma paisagem para cada lugar desejado!

Pois bem, alguém poderia me explicar qual reação deveria ter? Desculpe minha ignorância, mas se era para eu me animar pensando: “Nossa, é verdade! Que delícia!” kkk, não rolou!

O urbano é engraçado... te suga, atrai, ilude com o que há mais moderno e mundializado e, ao mesmo tempo te exclui, sufoca, aliena ao trabalho e tantas outras coisas... Acho que para tanto o tal “PREREFIA ESTAR...”.

É... bem como o título de Lefebvre “O direito à Cidade”, a sugestão da televisãozinha do metrô inspira: “O Direito ao Turismo”...

PS: Caros amigos (bem como a revista) sei que desse mato poderá sair alguns bons coelhos, para tanto convido-lhes ao debate, pois sempre tive vontade produzir/refletir sobre.

Abraços, Fernandinha (como meu ex-orientador me chamava!hahaha)
23/03/2010

6 comentários:

  1. Fernandinha! (tal como dizia seu ex-orientador)
    Este seu relato, fez-me lembrar da sua defesa de monografia... nós, redes, etc. e tal! Quando você cria "Direito ao Turismo" eu penso que a "televisãozinha" - "inha" no tamanho físico, mas "ão" na sua profunda importancia - pois ela é a personificação dos nós. Quando voce assiste uma imagem do "meu" "belo Pantanal" (caso hipotético) você sai do seu habitat "desconfortável" (metrô) a aquelas supras paisagens. Digo que ela conseguiu o seu objetivo, mesmo de forma contrária - "estou aqui no calor, descomunal deste metrô", mas eu vi algumas imagens de outras paisagens. O fato de ver... é a consolidação de um "NÓ TURISTICO" Vivam os nós!

    ResponderExcluir
  2. Amigo, não havia pensado por esse viés!

    VIVAM OS NÓS! E pelo Direito ao Turismo!

    Contradições urbanas... é outro "nó" da minha cabecinha!rs

    ResponderExcluir
  3. prefiro que o nós seja us, tô de caco cheio de paralelos e conexões particuladas, particulares...maldita dicotomia urbano/rura e todas as outras...

    nao tô muito boa pro debate, sensação de nao verbalizar o que se pansa, e nao agir como se deve, pff!

    mas tentando, tentando, tentando consistir no sendo fluxo, sonhos de articulação-coletiva (e não nós), sem embolar,

    só se for embolada (momento nordeste, cultura-coletiva), ai...

    ResponderExcluir
  4. Rapazzz! Surreal!
    Acho que não estou nesse nível para discutir algo!hehe...

    Abraços galera!

    ResponderExcluir
  5. continuo insistindo que é por isso que eu bebo!

    ResponderExcluir
  6. Uaiii... Bebemos Jaderson, aliás eu e a Gabis ontem, mas ainda insistimos nos mesmo erros! Cara... isso que é povo burro né...

    POR ISSO TÔ FALANDO.... ALGUÉM ME SALVA PLSSSSSSS!!!!!!!

    SAI DE MIM, SAI, SAI, SAIIII!

    Acho que terei de começar a acompanhar novelas... :s

    ResponderExcluir