domingo, 13 de dezembro de 2009

A nova fase de Mano Brown: Submissão ao “sistema viciado”?

10/12/2009 – Trecho do colunista Mauricio Stycer

A confirmação, nesta quinta-feira, de que Mano Brown sairá na capa da próxima “Rolling Stone” é a notícia do dia no meio musical brasileiro. Famoso pela aversão à mídia tradicional, que ele sempre enxergou como inimiga, o líder dos Racionais vive uma nova fase, como ele mesmo diz à revista, em frase destacada pela coluna de Mônica Bergamo, na “Folha”: “Não posso ser refém de nada. Nem do rap. Aquele Mano Brown virou sistema viciado”.

Pergunta ao Mano Brown, durante entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura em 2007: Você conseguiu Brown, fazer uma revolução interna no seu jeito de ser, de pensar? Você conseguiu lutar contra os seus, suas próprias contradições, seus próprios medos? Você consegue isso hoje?

Resposta: Na verdade, as contradições só acabam quando morre, né? Tipo, eu era um cara, hoje eu estou de Nike no pé, mas eu já xinguei a Nike muito por aí. Entendeu? Mas eu descobri também que a Adidas não me dá nada se ficar falando mal da Nike. Eu derrubo um e levanto a outra. A Adidas é dos alemães, não são nada. Estou de Nike, o KL Jay não usa Nike, vai ver o Nike que o Blue tá no pé? Entendeu? É contradição, Racionais é isso, é quatro caras, quatro mentes, quatro idéias, entendeu, meu? Eu sou o mais confuso dos quatro sou eu mesmo.

...

Pois bem...

Resolvi publicar ao sobre o Mano Brown depois que o marido da minha mãe chega em casa, todo indignado e desconsolado. É Mano Brown parece que se submeteu ao “sistema viciado” que tanto criticava. Mas ao invés de apedrejá-lo por que não paramos e refletimos um pouco?

Será que você não faria o mesmo?

Quando estamos do lado de fora é mais fácil opinar. Parece que Mano Brown, depois de quase 20 anos com o grupo Racionais se cansou de “lutar contra a maré” e se rendeu ou se incorporou a um processo inerente aos dias de hoje; a “globalização”, com o uso de marcas importadas. O CAPETALISMO dito pelo nosso querido Gentileza, corrompe os homens, decepcionados estamos, porém julgá-lo é ser tão hipócrita quanto o próprio sistema. Estou falando alguma inverdade?

E você o que acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário